Tradutor (incluindo Português)

03/05/2013

Facebook pode levar solitários a surtos psicóticos e delírios, diz estudo!


Facebook pode levar solitários a surtos psicóticos e delírios, diz estudo


Um estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, aponta ligações entre surtos psicóticos e delírios em pacientes solitários causados por relacionamentos cultivados em redes sociais, como o Facebook.
Segundo o "Daily Mail", embora os pacientes estudados já apresentassem problemas de solidão, nenhum deles tinha histórico de psicose ou abuso de drogas, fatores que poderiam explicar os surtos. O estudo foi publicado no ''Israel Journal of Psychiatry''.
"Enquanto o acesso à internet se torna cada vez mais fácil, também cresce o número de psicopatologias registradas", alerta Uri Nitzan, pesquisador-chefe da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv. De acordo com o cientista, comunicações via computador, como a do Facebook e grupos de chat, fazem parte desses relatos.
Alguns dos problemas causados pelas redes sociais apontados pelo estudo estão relacionados à distorção geográfica e espacial, ausência de sinais não-verbais, além da tendência de idealizar a pessoa com que estamos nos comunicando, tornando-nos íntimas sem nunca ter tido um encontro face a face.
São fatores que em conjunto podem contribuir para que a vítima perca a noção da realidade e desenvolva um estado psicótico, diz o pesquisador.
Casos
Três de seus pacientes, segundo Nitzan, buscaram refúgio de situações de solidão e encontraram consolo em relacionamentos virtuais intensos. Embora isso tenha sido positivo no início, os pacientes eventualmente foram levados a sentimentos como dor e tristeza com traições e invasão de privacidade.
Um dos pacientes, conta Nitzan, chegou a ter alucinações táteis, como se a pessoa do outro lado da tela a estivesse tocando fisicamente.
"Em cada um dos casos, uma conexão entre o desenvolvimento gradual e exacerbação de sintomas psicóticos, incluindo delírios, ansiedade, confusão e uso intensificado do computador", explica o médico.
Todos os pacientes, no entanto, conseguiram se recuperar após passarem por tratamento e cuidados especiais.

PARA VER ARTIGO DO UOL COMPLETO, CLIQUE AQUI.
Como é sua relação com facebook? Comente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...