Specificity of the Contribution of the Knowledge and Practices of the Social and Human Sciences to Health
Madel Therezinha Luz
Doutora em Política. Professora Titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Aposentada.
E-mail: madelluz@uol.com.br
Resumo
O artigo trata de questões envolvendo a vida, a saúde e o adoecimento na sociedade atual. Tenta esclarecer as contribuições das ciências humanas e sociais na construção do campo da saúde – principalmente o da saúde coletiva – tanto em nível da pesquisa empírica como nos planos teórico e metodológico.
Tenta mostrar que tanto categorias analíticas e conceitos como estratégias metodológicas das ciências sociais e humanas são úteis para o esclarecimento de relações entre condutas, estilos de vida, trabalho, valores culturais e o processo saúde/doença.
Tenta também demonstrar que esse grupo de ciências tem suas próprias formas de expressão e estilo de difusão de conhecimento, que nem sempre são aceitas pelas ciências duras do campo da vida e da saúde, incluindo a medicina e a epidemiologia. Apesar de sua real contribuição para o avanço do campo, podem ser “acusadas” de falta de objetividade ou precisão.
Os cientistas sociais da saúde coletiva têm que demonstrar, muitas vezes, que os resultados de suas pesquisas, e seu estilo de difusão, são tão científicos quanto os das disciplinas duras.
PDF, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário