Tradutor (incluindo Português)

27/02/2014

Anvisa amplia lista de substâncias proibidas no país

Anvisa amplia lista de substâncias proibidas no país

Agência vai incluir 21 drogas no rol de entorpecentes que não podem ser comercializados

Pílulas de ecstasy
A maior parte das novas substâncias proibidas tem efeito alucinógeno (Science Photo Library/Latin Stock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça-feira ampliar a lista de substâncias proibidas para comercialização no país. Atualmente, 68 substâncias fazem parte do rol. Outras 21 serão incluídas, totalizando 89. Além disso, duas substâncias passam a constar na lista de medicamentos de controle especial e uma muda do rol de medicamentos para o de drogas proibidas.

Dirceu Barbano, diretor-presidente da Anvisa, afirmou à Agência Brasil que o pedido de revisão foi feito pela Polícia Federal e pelo Ministério Público de Santa Catarina. Segundo ele, grande parte das novas substâncias tem efeito alucinógeno. Uma delas, a metilona, é semelhante ao ecstasy. Outra é a metoxetamina, droga com efeitos estimulantes. Todas as 21 substâncias foram criadas para burlar as listas de drogas ilícitas publicadas no mundo. Nenhuma delas tem utilidade como medicamento.

As mudanças, que começaram a ser analisadas em 2013, fazem parte de uma atualização da Portaria 344/98, que regulamenta substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. A última revisão foi feita em 2012. A lista completa deve ser publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU). Confira:

Drogas proibidas
25I-NBOMe
25C-NBOMe
25D-NBOMe
25B-NBOMe
25E-NBOMe
25N-NBOMe
25P-NBOMe
25T2-NBOMe
25T2-NBOMe
25T7-NBOMe
25H-NBOMe
Metilona
4-cloro-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-C)
4-metil-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-D)
4-etil-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-E)
4-fluor-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-F)
4-iodo-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-I)
4-etil-tio-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-T-2)
2,5-dimetoxi-4-propiltiofeniletilamina (2C-T-7)
MXE (metoxetamina)
5IAI (5-iodo-2-aminoindano)

Drogas controladas
Tapentadol
Teriflunomida

Droga que passou de controlada para proibida
4-bromo-2,5-dimetoxifeniletilamina

Leia também:

Suplementos para atletas — Na segunda-feira, a Anvisa proibiu a distribuição e a comercialização de quatro suplementos alimentares voltados para atletas. Três destes produtos são fabricados pela Maximum Human Perfomance (MHP): Isofast-MHP (proteína), Alert 8-Hour-MHP (termogênico) e Probolic-SR-MHP (proteína).
O suplemento Isofast-MHP foi suspenso "por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações descritas nos artigos 5º e 29 da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 18, de 27 de abril de 2010". O Alert 8-Hour-MHP foi proibido "por conter taurina em sua composição" — segundo a Anvisa, a taurina é permitida em bebidas energéticas, mas proibida em alimentos para atletas. Já a suspensão do Probolic-SR-MHP se deu "por não haver comprovação de segurança de uso do produto".
O quarto produto alvo da proibição é o Carnivor (proteína), fabricado pela empresa MuscleMeds. O suplemento foi suspenso "por apresentar teores de Vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e as substâncias Glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), Ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que não foram avaliadas quanto à segurança de consumo como alimentos".

Saiba mais, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...